Fortaleza é a mais procurada no verão por turistas do NE, diz MTur

transfer fortaleza

A cidade de Fortaleza foi o destino turístico mais procurado para o período do verão, que vai de dezembro deste ano até fevereiro de 2020, pelos viajantes nordestinos. A conclusão foi de um estudo realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), que revelou ainda que os atrativos de Pernambuco, Bahia, Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais procurados pelos turistas do Nordeste para o período. Para 15,9% dos turistas cearenses, os destinos paulistas foram os mais demandados para o verão. O próprio Ceará (14,8%) e o Rio de Janeiro (12,5%) também foram alguns dos mais buscados por eles.

Depois de Fortaleza, aparecem ainda Natal, Gramado, Maceió, Rio de Janeiro, Porto Seguro, São Paulo, Salvador, Ipojuca e Recife. A pesquisa do MTur foi feita com agências de viagens dos nove estados da região. Tirando o segmento “Sol e Praia” (46,2%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o turismo de negócios na Capital (14,9%). O levantamento mostra que quase metade deles (43%) irá viajar em família.

Além disso, 46,9% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo é que 46,6% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Fatores

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a escolha do turista por Fortaleza tem vários motivos. “Podemos citar aqui as belas praias que a cidade possui, a receptividade do seu povo, além da gastronomia que é singular da região. Fizemos um estudo de demanda turística com os turistas estrangeiros que visitaram Fortaleza no ano passado e os itens mais bem avaliados pelos mesmos são a hospitalidade e a gastronomia da Capital cearense. Não poderia ser diferente”. Ele cita ainda outros atrativos da cidade, que envolvem sol, mar, praias, monumentos históricos e cultura popular.

De acordo com a pesquisa, os turistas baianos, maranhenses e piauienses pretendem conferir de perto os atrativos cearenses. Já os alagoanos e pernambucanos preferiram os destinos de Pernambuco. Os paraibanos selecionaram os destinos do próprio estado e os sergipanos optaram por destinos de Alagoas e Bahia para aproveitarem o verão. Na contramão desses lugares, os cearenses e os potiguares elegeram São Paulo e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Experiência

Segundo o secretário do Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, o resultado da pesquisa é fruto de um trabalho constante de divulgação e aprimoramento do turismo de experiência na cidade. “Nós trabalhamos o turismo de experiência. Fortaleza é também uma cidade para os fortalezenses. Ao fazer Fortaleza uma cidade boa e melhor para se viver, ela seria naturalmente boa para o turista”.

O titular da Setfor afirma que, entre os nordestinos, os turistas de Salvador e Natal são os que mais visitam Fortaleza.

“Mas também nós temos hoje uma procura importante internacional. Temos uma grande influência de procura do Sudeste, principalmente, São Paulo”. Na pesquisa do MTur, em todo o País, Fortaleza é uma das preferidas pelos viajantes do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Em uma pesquisa do Voopter, ferramenta de buscas de viagens, Fortaleza é o destino mais procurado no Nordeste para os brasileiros que irão viajar no verão. Na lista elaborada pela ferramenta, a Capital encontra-se em terceiro lugar no País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as cidades do Nordeste, Recife ficou em 4º lugar, seguida por Salvador (5º), Maceió (8º) e Natal (9º).

Movimentação

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Fortaleza movimentou, de janeiro a novembro deste ano, mais de 6,4 milhões de passageiros. O número é 10,3% superior ao registrado em igual período do ano passado, quando passaram pelo terminal cerca de 5,8 milhões de pessoas.

Quando se trata de movimentação internacional, passaram pelo Aeroporto de Fortaleza, no acumulado deste ano, 503,4 mil passageiros, cerca de 47,4% maior do que em igual período de 2018, quando o terminal movimentou 341,5 mil pessoas.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/fortaleza-e-a-mais-procurada-no-verao-por-turistas-do-ne-diz-mtur-1.2191048

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

PASSEIOS EM FORTALEZA

Jericoacoara

Localizada a 300 km de Fortaleza a encantadora Jericoacoara ou

Lagoinha

Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará.

Mundaú

Repleto de praias paradisíacas, o litoral do Ceará guarda uma

Cumbuco

Praia do Cumbuco chama a atenção pelos imensos e lindos